Independente do porte uma loja de departamentos tem uma série de características próprias do
seu segmento. Uma das primeiras características é o grande volume do cadastro de produtos, visto que
quando se trata de moda feminina, masculina, infantil e calçados praticamente não há reposição do estoque
de um determinado produto e na próxima estação serão novos coleções com novos produtos.
Não é comum que muitos produtos continuem existindo em coleções futuras.
Além disto é preciso considerar que este tipo de produto é comprado, vendido e tem seu estoque
gerenciado através de grades de numeração e cores. Com isso a posição do estoque de um produto
é analisada considerando código do produto, grade de tamanho, cor e finalmente quantidade em
estoque. Esta característica é apontada, pelos logistas que se tornaram clientes de nossa solução
para o setor como um dos pontos em que nosso produto se mais se destaca. "Finalmente conseguimos um
controle efetivo do estoque de nossos produtos", disse-nos um de nossos clientes.
Outro ponto onde o setor precisa exercer um controle cuidadoso é na concessão de crédito,
muitas lojas emitem carnês de crediário, controlam o recebimento e periodicamente atualizam
os mal pagadores no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Nossa solução utiliza um módulo de
liberação de crédito que auxilia na avaliação de crédito do cliente, os carnês são emitidos
com códigos de barras para evitar erros de digitação no momento do recebimento, bem como
existe controle de envio e retirada do cliente do SPC.
Um atendimento rápido quando o cliente chega ao caixa é uma necessidade e o mercado se dividiu
basicamente entre duas abordagens. Uma aumentou o número de caixas e os distribuiu em diversos
pontos da loja para evitar filas em um único ponto esta abordagem utiliza o conceito de auto-atendimento
onde o cliente seleciona as mercadorias de seu interesse e dirige-se ao caixa mais próximo ou aquele cuja
fila esteja menor. A outra abordagem é distribuir terminais de pedido dentro da loja e concentrar o
atendimento de caixa em um único ponto utilizando uma fila única. Esta abordagem agiliza o atendimento no
caixa pelo pré-processamento do pedido e da avaliação do crédito do cliente.