Temos profissionais que atuam no mercado de informática a mais de 20 anos. Hoje existem
soluções para quase tudo e diferentemente de a alguns anos atrás hoje temos normalmente mais
de uma solução para um dado problema. O que então diferencia uma solução da outra? A resposta é simples:
conhecimento. É preciso conhecimento das possíveis soluções para cada problema. Com isto em mente
podemos definir a melhor alternativa para cada caso.
Não é raro, dentro de um processo de consultoria, identificarmos soluções que eram as únicas possíveis a tempos
atrás, mas que com o advento de novas alternativas, hoje, são caras e ou obsoletas. Se uma dada solução tem uma
alternativa mais atualizada tecnologicamente, de menor custo de manutenção e de menor custo de aquisição não é
difícil imaginar os valores consumidos desnecessariamente, muitas vezes por anos.
Auditar tecnologias é uma importante fonte de redução de custos e deve ser uma prática habitual.
Assessorar uma empresa que utiliza serviços de T.I.C. (tecnologia da informação e comunicações), desvendar o
que está por traz das diversas siglas e expressões normais neste mercado é uma necessidade. Por exemplo: VPN
(rede privada virtual), WTS (windows terminal services), Virtualização, FTP, POP, SMTP, Firewall e etc. são
algumas palavras que escondem soluções mais ou menos atualizadas.
Temos prestado diversos serviços de consultoria para clientes com uma grande preocupação com o alto custo de
aquisição ou de atualização de produtos como processadores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações,
clientes de e-mail e browsers html. Para todas estas aplicações temos encontrado iniciativas de software livre
que substituem perfeitamente seus congêneres pagos. Em alguns casos a troca tem apresentado vantagens operacionais
além das financeiras. Como a grande maioria dos usuários não utiliza mais de 10% dos programas mais utilizados a
substituição tem sido muito simples e indolor além de gerar uma economia substancial.
É nosso hábito prestarmos, periodicamente, este tipo de serviço de consultoria, assessoria e auditoria a nossos
clientes como parte de nossos contratos, mas independente de ser nosso cliente a otimização de praticas cotidianas
costuma pesar substancialmente nos custos fixos de uma empresa.